Parceiros

Departamento de Enfermagem

Missão

“Desenvolver  o ensino, a pesquisa e a extensão para a formação de pessoas e produção de conhecimento na área de enfermagem para a promoção do cuidado e da saúde da população.”

Valores

Os princípios que nortearão o alcance da visão, para melhor cumprir a missão, são os seguintes:

  • Ética;
  • Autonomia;
  • Compromisso Social e Político;
  • Solidariedade;
  • Respeito ao ser humano e à vida;
  • Inovação/empreendedorismo;
  • Pluralidade;
  • Sustentabilidade;
  • Integralidade;
  • Equidade.

Visão

“Ser referência nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão em enfermagem”

 

Hospital Florianópolis

A história do hospital começou em 1959 quando surgiu a idéia de construir um hospital no continente para atender doentes e parturientes, pois nesta época só existiam hospitais na Ilha de Florianópolis e o único acesso era a ponte Hercílio Luz, o que dificultava bastante o transporte dessas pessoas.

Em virtude desta demanda, em 1962 foram iniciadas as obras para construção de um hospital e maternidade no Bairro de Fátima, sob a administração do Padre Quinto Baldessar e das Irmãs Salvatorianas da Paróquia de Fátima.

Em 1968 a obra do hospital já se encontrava com telhado e paredes prontas. E em 16 de junho de 1969 foi inaugurado o “Hospital e Maternidade Sagrada Família” (HMSF) que funcionou durante aproximadamente quatro anos.

Até então, o HMSF era um hospital particular que disponibilizava 10% de seus leitos à comunidade carente. Com a criação do INPS, houve um acréscimo de leitos, um aumento da demanda para atendimentos à comunidade, mas o retorno não foi compatível, o que gerou inviabilidade funcional do hospital. Em decorrência disto, em 1974, o hospital foi adquirido pelo INPS passando a chamar-se “Hospital de Florianópolis”.

Depois de passar por um período de reformas e contratações de funcionários através de concurso público, em 06 de julho de 1979, o hospital iniciou suas atividades como único hospital no Estado de propriedade da Previdência Social.

Já em 1990 através de convênio firmado entre Governo Federal e Estadual, o Hospital Florianópolis passou a ter como gestor a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina.

O hospital, ao longo dos anos, vem passando por várias reformas, tanto na sua estrutura física como funcional, para atender de modo mais satisfatório a demanda da comunidade.

Em 2004 o Hospital Florianópolis comemora seus 25 anos de história, investindo na saúde da população da região.

Uma história de trabalho árduo, dedicação e atendimento à comunidade, contada por uma equipe de profissionais interessados nas questões de saúde.

 

Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC)

O Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) foi fundado em 1980 e atende exclusivamente usuários do sistema único de saúde, o SUS. É um hospital de referência no estado, além de ser o único hospital federal do Estado de Santa Catarina.

O HU/UFSC conta com um Corpo Clínico Multidisciplinar qualificado, para assegurar um excelente atendimento a todos nas diversas especialidades da medicina, tanto em nível ambulatorial quanto hospitalar. Entre elas estão: Acupuntura, Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Cirurgia Plástica, Cirurgia Geral, Endocrinologia, Proctologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Hematologia, Nefrologia, Hemoterapia, Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Neurologia, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia, Urologia, Vídeo-Cirurgias, Cirurgia Vascular e Cirurgia Torácica. Também dispõe de Serviço de Odontologia Hospitalar, incluindo cirurgia Buco Maxilo Facial.

O Hospital Universitário conta ainda com atendimento emergencial nas áreas pediátrica, ginecológica-obstétrica e adulto, um ambulatório de especialidades, uma maternidade e serviços de média e alta complexidade. O serviço de emergência busca responder à Política Nacional de Humanização das Urgências e Emergências, iniciando no ano de 2007 o acolhimento com avaliação e classificação de risco, buscando dar agilidade ao atendimento das urgências e procurando uma maior integração com a rede básica de saúde.

O HU conta com um total de 106 vagas de residência médica, nas especialidades de acupuntura, anestesiologia, clínica médica, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia vasc. periférica, cirurgia plástica, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, hepatologia, medicina intensiva, medicina paliativa, neurologia, neurofisiologia clínica, patologia, pediatria, pneumologia, radiologia e diagnóstico por imagem e reumatologia. Seus programas de residência encontram-se consolidados e contribuem para o papel de formação do HU.

No ano de 2010, o Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago deu início a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde, iniciando com duas áreas de concentração: Atenção às Urgências e Emergências e Atenção em Alta Complexidade, integrando alunos das mais diversas especialidades. Em 2014, a Residência Integrada foi ampliada para mais uma área de atuação: Saúde da Mulher e da Criança.

Além disso, o hospital participa dos programas de Telessaúde e Telemedicina. O Programa de telemedicina foi desenvolvido em 2005 na própria Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina. No ano de 2010 os projetos Telessaúde e Sistema Catarinense de Telemedicina se integraram, formando o Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde. Essa união se dá com o objetivo de ampliar os serviços de saúde e de educação na saúde à distância para todo o estado de Santa Catarina.

Em março de 2016 a Universidade Federal de Santa Catarina assinou contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A partir da assinatura deste contrato o HU/UFSC passou a ser administrado em uma ação em conjunta entre a universidade e a Ebserh. O principal objetivo da entrada da empresa é a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de profissionais.

A Ebserh é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão da estrutura administrativa, que passou a contar em seu organograma com a Superintendência e três gerências: de ensino e pesquisa, atenção à saúde e administrativa, que compõe o colegiado executivo.