Parceiros

Departamento de Enfermagem

Missão

“Desenvolver  o ensino, a pesquisa e a extensão para a formação de pessoas e produção de conhecimento na área de enfermagem para a promoção do cuidado e da saúde da população.”

Valores e princípios

Os princípios que nortearão o alcance da visão, para melhor cumprir a missão, são os seguinte

  • Ética;
  • Autonomia;
  • Compromisso Social e Político;
  • Solidariedade;
  • Respeito ao ser humano e à vida;
  • Inovação/empreendedorismo;
  • Pluralidade;
  • Sustentabilidade;
  • Integralidade;
  • Equidade.

Visão

“Ser referência nacional e internacional no ensino, pesquisa e extensão em enfermagem”

Hospital Florianópolis

A história do hospital começou em 1959 quando surgiu a idéia de construir um hospital no continente para atender doentes e parturientes, pois nesta época só existiam hospitais na Ilha de Florianópolis e o único acesso era a ponte Hercílio Luz, o que dificultava bastante o transporte dessas pessoas.

Em virtude desta demanda, em 1962 foram iniciadas as obras para construção de um hospital e maternidade no Bairro de Fátima, sob a administração do Padre Quinto Baldessar e das Irmãs Salvatorianas da Paróquia de Fátima.

Em 1968 a obra do hospital já se encontrava com telhado e paredes prontas. E em 16 de junho de 1969 foi inaugurado o “Hospital e Maternidade Sagrada Família” (HMSF) que funcionou durante aproximadamente quatro anos.

Até então, o HMSF era um hospital particular que disponibilizava 10% de seus leitos à comunidade carente. Com a criação do INPS, houve um acréscimo de leitos, um aumento da demanda para atendimentos à comunidade, mas o retorno não foi compatível, o que gerou inviabilidade funcional do hospital. Em decorrência disto, em 1974, o hospital foi adquirido pelo INPS passando a chamar-se “Hospital de Florianópolis”.

Depois de passar por um período de reformas e contratações de funcionários através de concurso público, em 06 de julho de 1979, o hospital iniciou suas atividades como único hospital no Estado de propriedade da Previdência Social.

Já em 1990 através de convênio firmado entre Governo Federal e Estadual, o Hospital Florianópolis passou a ter como gestor a Secretaria do Estado da Saúde de Santa Catarina.

O hospital, ao longo dos anos, vem passando por várias reformas, tanto na sua estrutura física como funcional, para atender de modo mais satisfatório a demanda da comunidade.

Em 2004 o Hospital Florianópolis comemora seus 25 anos de história, investindo na saúde da população da região.

Uma história de trabalho árduo, dedicação e atendimento à comunidade, contada por uma equipe de profissionais interessados nas questões de saúde.

GPPS – Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde Pública

O GPPS foi criado em 2003 para viabilizar pesquisas relacionadas à saúde mental e à atenção psicossocial (SMPPS). Desde então tem sido um protagonista no movimento da Reforma Psiquiátrica brasileira. No ano seguinte o GPPS promoveu, em parceria com o Foro Catarinense de Saúde Mental o III Encontro Catarinense de Saúde Mental (ECSM) e a partir daí todos os outros ECSM.

O GPPS vem, desde então, apoiando iniciativas de desinstitucionalização, a expansão dos serviços substitutivos e a constituição da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), bem como o protagonismo dos usuários e familiares e projetos de geração de renda e economia solidária. O ECSM passou a integrar o calendário nacional da saúde, atraindo para Florianópolis atores sociais importantes, propiciando debates sobre avanços técnicos e científicos e animando o panorama social e cultural na área da SMAPS.

 

Páginas: 1 2