Sobre o NUHAS
O Núcleo de Humanização, Arte e Saúde – Nuhas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) tem a participação de professores, membros da comunidade e estudantes de diferentes cursos de graduação e pós-graduação, com predominância das áreas da saúde e das ciências humanas. O Núcleo utiliza a arte como elemento de transformação de hábitos e comportamentos, visando fortalecer a intervenção social e cultural e como ferramenta para promoção da saúde, do bem estar e da qualidade de vida. Para isso, integra diversos projetos, funcionando como um catalizador de reflexões, de construção de conhecimento e de compartilhamento de metodologias, e expandindo visões adquiridas através das vivencias propiciadas no contexto destes projetos.
O Núcleo visa fomentar a criatividade, o domínio de teorias e técnicas ligadas ao uso do corpo, à expressão, às artes e à utilização de processos culturais e, a partir destes elementos, atuar terapeuticamente, promovendo a qualidade de vida, a humanização e o bem estar social. São marcos teórico-conceituais as artes e a Humanização na saúde, incluindo a Política Nacional de Humanização. Finalidades incluem o desenvolvimento pessoal, interpessoal e profissional dos participantes e o aperfeiçoamento do sistema de saúde como um todo.
Entre as ações realizadas pelo NUHAS encontram-se cursos, oficinas, palestras e participações em eventos científicos, artísticos e culturais. Estas ações são operacionalizadas no contexto de atuação de três projetos: Humanizarte, Terapeutas da Alegria e Simulações Clínicas. O projeto inicial, entretanto, foi o Terapeutas da Alegria, a partir do qual toda a estrutura do núcleo se desenvolveu.
A estrutura de Núcleo é reconhecida pela Universidade Federal de Santa Catarinacomo uma concentração de docentes e discentes, de caráter interdisciplinar, com projetos estruturantes voltados para a realização de objetivos comuns. Desta forma,registrou-se, no âmbito do Departamento de Saúde Pública, o Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas), compreendendo principalmente dois projetos “guarda-chuva”: Terapeutas da Alegria e Humanizarte, mas aberto à inserção de novos projetos sob estes dois ou independentes.
O principal objetivo do Núcleo é contribuir para o bem estar e a a saúde da comunidade, para o desenvolvimento do SUS, e para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem, ao estimular a participação dos estudantes e da comunidade em geral em um projeto de extensão universitária e propiciar que estes e os professores participantes envolvam-se em situações concretas de ensino e pesquisa viabilizadas pelas atividades de extensão vivenciadas no processo de interação entre universidade e sociedade.
Objetivos do Nuhas
- Ações diversas utilizando a arte como ferramenta para a humanização e para a promoção da saúde;
- Contribuir para o desenvolvimento do sistema de saúde;
- Congregar professores, profissionais de saúde, estudantes e comunidade, em um esforço conjunto para a produção social da saúde;
- Integrar ações, conhecimentos, reflexões e produtos realizados no âmbito de seus projetos;
- Proporcionar oportunidades para associação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito de seus projetos;
- Promover a humanização nos serviços de saúde utilizando a arte e a cultura como ferramenta terapêutica e de transformação social;
- Estimular positivamente o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos participantes do projeto;
- Formar líderes que possam atuar como multiplicadores, aplicando os princípios terapêuticos e pedagógicos utilizados pelo grupo;
- Ampliar a produção de conhecimento associando técnicas de corpo- expressão, arte e a ideia de Humanização terapêutica e a promoção do bem estar.
- Fomentar a divulgação dos resultados dos trabalhos do grupo em eventos e publicações científicas e culturais;