Palhafasia
O grupo de extensão Terapeutas da Alegria, que faz parte do NUHAS, agora tem esse novo parceiro. O Grupo Palhafasia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que tem como orientadora a Profa. Dra. Lenisa Brandão. Desde Julho de 2020, os grupos vêm aproximando-se com a finalidade de compartilhar e contribuir as experiências e práticas da área em comum.
Palhafasia é um grupo de teatro constituído por pacientes afásicos, que visa, através da linguagem do palhaço melhorar sua expressão. O grupo surgiu a partir de um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ligado ao Núcleo de Reabilitação em linguagem e Cognição (RELINC). A proposta do grupo é que o teatro seja uma ferramenta de inserção do afásico e mostre a sua eficácia como método de reabilitação.
Afasia é uma alteração da compreensão, da formulação e da verbalização de pensamentos. Os afásicos sofreram uma lesão no hemisfério esquerdo do cérebro. As habilidades teatrais são em grande parte processadas no hemisfério direito do cérebro, que desempenha papel importante na comunicação não verbal, na empatia e no humor.
O grupo de bolsistas do núcleo de humanização arte e saúde da UFSC está desenvolvendo um trabalho de estudos e trocas de experiências junto ao grupo Palhafasia, nesse momento de pandemia através de plataformas virtuais. O objetivo é desenvolver um trabalho que explore e contribua para a humanização na área da saúde por meio da arte.
Saiba mais sobre o Palhafasia: